sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Treinador de Bancada - Próxima Jornada

Boa tarde a todos.
Aqui fica o próxima jornada do treinador de bancada.

Façam as vossas apostas.

Um abraço,
Márcio Saviola (rumo ao 33º)

V. Guimarães - Nacional
Rio Ave - Académica
Feirense - Benfica
UD Leiria - P. Ferreira
V. Setúbal - Olhanense
Sporting - Beira-Mar
Gil Vicente - FC Porto
Marítimo - SC Braga

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Treinador de Bancada - Resultados e Classificação

Bom dia a todos.

Aqui fica a classificação actual do treinador de bancada.
Márcio e Carvalho distanciam-se cada vez mais...
A luta pelo 3º lugar continua acessa.

Um abraço,
Márcio Saviola


(actualizado)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Crónica de Jogo - 22/01/2012

Boa tarde a todos.

Este domingo realizou-se mais um encontro do nosso clube.

O resultado final foi de 6-6 para uns e 5-5 para outros. O que é certo, foi o equilíbrio ao longo dos 60 minutos jogados.

E 60 minutos bem jogados... melhor que os 60 minutos que o Benfica fez!

Houve bom futebol e boas jogadas e o resultado é justo,

Parabéns a todos.

Uma nota importante é também o novo centro de estágio. Penso que no geral todos tenham ficado satisfeitos e espero que no futuro sirva os nossos interesses.

Nota: Um desabafo pessoal passa (+ uma vez) por algumas bocas e discussões dentro de campo. Desculpem a minha sinceridade mas acho que "às vezes é demais!"
Muitas das vezes falam do meu "padrinho" e do fato de ele gostar de mim....mas hoje sou eu quem sai em defesa do Marçal.

Sou inteligente o suficiente para perceber que o Marçal por vezes manda as suas bocas que picam qualquer um. Sou também inteligente o suficiente para saber que devemos passar por cima disso e seguir em frente. Mas sou também inteligente para saber que algumas bocas e algumas das coisas que são ditas ao Marçal acabem por ir contra aquilo que se intitula como lema do nosso clube. Não temos todos a mesma idade....não temos todos a mesma mentalidade...mas uma coisa é certa.... o Marçal tem mais anos de futebol do que muitos de nós têm de vida. Não esquecendo o que disse no início sobre o Marçal e sabendo também que lá dentro é uma coisa e cá fora é outra .... acho que deve ser feito um esforço para evitar algumas coisas que são ditas....e esse esforço não está a ser feito. Cada um joga aquilo que sabe e aquilo que pode.

A única coisa que se ganha ali é camaradagem e amizade, e isso não se consegue com fintas, com algumas entradas duras ou com reprimendas exageradas.
Ninguém é melhor que o companheiro que está ao lado nem existe a necessidade de querer mostrar que conseguimos fazer isto ou aquilo. É apenas jogar futebol....

Desculpem este meu desabafo mas acho que se deve pensar nisto antes de ir para dentro de campo. Eu já estive mais longe de calçar umas luvas e ficar ali na baliza o tempo todo....
Ao menos estou longe para ouvir e ver algumas coisas...

Um abraço a todos,
Márcio Saviola

Nota: Estou a colocar esta nota umas horas depois de ter escrito o primeiro post. O post que escrevi foi acerca do Marçal, mas já aqui tinha outro pronto para o Jorge, precisamente para falar desse tipo de atitude. Mas ainda bem que o Carvalho tocou nesse ponto e eu aproveito já para antecipar o meu post.

Ontem verifiquei o aborrecimento do Jorge perante as coisas que ouviu. Eu próprio sou incapaz de criticar alguém que sabe mais de futebol do que eu. O meu lema sempre foi o de desportivismo e o Jorge, o Duarte e o Carvalho sou os exemplos daquilo que deve ser a postura de todos dentro de campo.

Gostava por isso de adiantar algumas medidas que poderiam, no meu entender, ser tomadas:

1- Breve comunicação do Presidente a sugerir muito mais calma dentro de campo antes que alguém abandone de vez o campo (pode até ser um e-mail)
2- Acabar com os penaltis. Medida radical mas que corta o mal pela raíz. Da mesma forma que se implementou o "guarda-redes não pode apanhar a bola com a mão quando é atrasada por um defesa", instauramos a não existência de penaltis. É falta e pronto...marca-se um livre com barreira.
3- Incutir a todos e mostrar desgrado por quem não as cumpra, as regras do nosso jogo. Mostrar que estamos aqui para não discutir e para respeitar os outros.

Mais uma vez repito... cada um joga aquilo que sabe e ninguém aqui é superior ao nosso companheiro.

Sem ter medo de apontar o dedo...aponto-o principalmente aos mais novos que não estão a saber fazer as coisas como deve ser...

Um abraço a todos,
Márcio Saviola

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Treinador de Bancada - Próxima Jornada

Sim.....hoje há treinador de bancada!! :)
Aqui fica...

Académica U. Leiria
Beira-Mar Marítimo
P. Ferreira V. Setúbal
Nacional Feirense
SC Braga Rio Ave
FC Porto V. Guimarães
Benfica Gil Vicente
Olhanense Sporting

Boa sorte ;)
Márcio Saviola

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Taça da Liga e sua valorização

Boa tarde a todos.

Hoje vou deixar-vos com o seguinte texto:

IMPORTANTE, OU TALVEZ NÃO

Cinco anos depois do seu nascimento, a Taça da Liga continua a ser encarada por alguns como uma prova menor e desprezível.
Esta atitude (eu chamar-lhe-ia, má vontade) teve origem na guerra que o FC Porto e Pinto da Costa moveram contra Hermínio Loureiro por alturas do processo Apito Dourado – na verdade, nunca lhe perdoaram a sua firmeza e independência, coisas a que não estavam habituados -, e que, como sempre, foi seguida pavlovianamente pelas encarneirizadas massas portistas. Tendo a Taça da Liga sido um dos grandes emblemas da gestão de Hermínio, tornou-se rapidamente um alvo desses ataques, não sendo poucas as tentativas de a atingir e amesquinhar. Tudo isto se acentuou com as três vitórias consecutivas do Benfica, que acrescentaram mais um argumento a quem, do outro lado, queria desvalorizar (mais no discurso do que na acção, diga-se) a jovem prova.
Felizmente tenho boa memória. Recordo-me perfeitamente do que foi dito acerca do nascimento da Supertaça, a forma como foi tratada por Federação e clubes, e o modo contrastante como o FC Porto sempre a encarou. Tratando-se, aqui sim, de uma prova objectivamente menor (de apenas um jogo), o FC Porto nunca deixou de aproveitar para somar troféus e deles fazer gala, sendo, durante muitos anos, o único clube que verdadeiramente tomava a Supertaça como algo que ela nunca foi. Sobretudo quando a ganhava frente ao Benfica (e, por desgraça, aconteceu bastantes vezes), percebia-se que de um lado estava quem não se comprometia demasiadamente com a ocasião, e do outro gente de faca nos dentes disposta a tudo para erguer um troféu nas barbas do rival. Vi, com estes olhos que a terra há de comer, adeptos portistas em êxtase, noite dentro à espera do autocarro da sua equipa depois de vitórias na Supertaça (o que não critico, apenas constato). Vejo a mesma ser utilizada para comparações de número total de conquistas. Ou seja, quando o FC Porto ganha, as provas são importantes; quando perde, não têm relevo, fazendo tudo para as menorizar – enquanto, de sorriso amarelo, vai fazendo os possíveis por ainda assim as ganhar, e sobretudo por evitar que os rivais (ou melhor, o rival) as ganhem.
Mais espantosa é a forma como muitos benfiquistas embarcam nesta cantiga, olhando também eles de soslaio para uma competição que, por motivos óbvios, lhes deveria merecer o maior carinho. A vitória do ano passado, e os tristes episódios que se lhe seguiram, são disso exemplo. Mas há gente que, do alto do seu romantismo revivalista e anossessentista, até a Liga Europa deita fora, numa lógica para mim verdadeiramente incompreensível - e se há troféu que invejo no palmarés portista é precisamente a Uefa/Liga Europa, e daria um dos 32 campeonatos do Benfica só para ter estado em Dublin, no lugar do Sp.Braga, mesmo perdendo a final.

Sou daqueles que entende que todos os troféus são importantes (nem concebo o desporto de outro modo), e que um clube como o Benfica tem sempre de jogar para os ganhar. Nunca vi um benfiquista na rua a comemorar qualquer das Taças da Liga conquistadas, mas pessoalmente não deixei de as festejar à minha maneira. Fiquei particularmente feliz com os 3-0 diante do FC Porto, há duas épocas, curiosamente na única final em que não pude estar presente. E será também oportuno lembrar o quanto fiquei aborrecido com a eliminação em Setúbal, na primeira edição, em jogo a que assisti, e obviamente antes do Benfica ter o seu nome inscrito no palmarés da prova.

Se analisarmos, por exemplo, as audiências televisivas, verificamos o quanto a Taça da Liga veio trazer ao futebol português, tendo hoje o seu lugar bem firmado no panorama competitivo luso. Alguns dos seus jogos entraram directamente para a história (o célebre penálti assinalado por Lucílio Baptista foi dos momentos mais mediáticos dos últimos anos), e se nos lembrarmos que as finais tiveram sempre lotação esgotada, e algumas meias-finais assistências imponentes (50 mil pessoas no Benfica-Sporting do ano passado), confirmamos que a Taça da Liga foi efectivamente uma excelente ideia, embora porventura ainda necessite de um regulamento mais eficaz.

Sou, pois, um defensor da importância da Taça da Liga, e de todos os troféus oficiais, entendendo que cada um tem o seu próprio espaço, e merece a sua própria relevância. Dito isto, não posso no entanto deixar de estabelecer algumas hierarquias, quer em termos absolutos, quer no plano conjuntural.

Obviamente a Liga dos Campeões é mais importante que a Taça da Liga, assim como o Campeonato é mais importante que a Taça de Portugal, e como a Taça da Liga é mais importante que a Supertaça. A minha hierarquia é fácil de estabelecer: provas europeias (à cabeça das quais, naturalmente, a Champions), campeonato, taças (sendo a de Portugal, pela sua tradição, e pela final do Jamor, mais relevante), e por fim supertaças.

Para além disso, ou na sequência disso, há, no plano conjuntural, que atender a vários factores, que podem, no limite, determinar que uma equipa prescinda do campeonato (se chegar, por exemplo, a umas meias-finais da Champions), de uma Liga Europa (como aconteceu com o Benfica há dois anos), ou de uma Taça de Portugal (como desconfio tenha acontecido agora). É nesta medida (e também porque vem de três triunfos consecutivos) que me parece que o Benfica não deverá comprometer-se muito nesta (e apenas nesta) edição da Taça da Liga.

O calendário é apertado, as lesões começam a surgir (por diferentes motivos estão fora Garay, Ruben Amorim, Enzo Perez, Aimar e Cardozo), e o Benfica - já o disse aqui – não pode arriscar um milímetro na luta pelo título. A Champions é a Champions, e terá, como é óbvio, de ser jogada nos limites. Sendo este campeonato particularmente importante, e estando a luta tão acesa, não me parece que exista espaço para mais nada, num plantel que é bom, mas não é super.

Deste modo, defendo que Benfica jogue com uma segunda linha durante esta primeira fase. Se tiver de ser eliminado, que seja – pode ser que daí saia finalmente a valorização do tri alcançado -, se chegar às meias-finais, então logo se verá. Em Guimarães percebia que era necessário dar ritmo aos titulares. Agora esse problema não se coloca, pelo que é hora de poupar.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Treinado de Bancada - Resultados e Classificação - Outros assuntos

Bom dia amigos.

Hoje trago-vos 3 assuntos.

O primeiro prende-se com o treinador de bancada.
Recebi algum feedback acerca da indisponibilidade em comentar os resultados para o nosso jogo de casa. Aparentemente existem alguns problemas com os comentários o que impossibilitou algumas pessoas de participarem nesta semana.
Assim sendo, deixo aqui o plano B. Sempre que exitir algum erro no post de comentários, peço para que enviem um simples mail para marciovalcorreia@gmail.com com os resultados (demora apenas 2 minutos a enviar o mail e podem fazê-lo durante aquela altura do dia em que vão consultar as páginas do Record ou da Bola :)
Independentemente dos problemas existiu jogo de casa e os resultados foram os seguintes:
Nota1: Os 2 primeiros lugares distânciam-se cada vez mais (à semelhança do nosso campeonato)
Nota2: O Tiago está agora mais perto da liga Europa (também à semelhança do que acontece no nosso campeonato)



O segundo assunto diz respeito ao mais recente centro de estágio da SAD Piedense.
Como foi noticiado na semana passado, o Sousa fechou mas o nosso Presidente não ficou de braços cruzados. E quando falo em Presidente...falo em Presidência....
Durante o dia de sábado os dois expoentes máximos do nosso clube, encetaram conversas e reuniões com vários cafés e tascas da nossa região à procura do melhor local para servir os nossos interesses. É bem sabido que a fasquia estava bastante elevada mas os nossos líderes souberam dar conta do recado.
Após várias reuniões e alguma dose de cevada , o acordo ficou selado com o "Estrela da Póvoa".
Um simpático café que vai servir os nossos interesses durante os próximos tempos.
Para quem não sabe ainda onde fica....posso dizer-vos que fica a caminho de como quem ía para o Sousa. Partindo do complexo desportivo da SAD Piedense e passando em frente ao Serra Nova, basta passar pela rotunda e descer (a caminho do Sousa). Do vosso lado esquerdo vão conseguir descortinar o toldo com a informação "Estrela da Póvoa" (Toldo a vermelho....com a palavra Estrela...combina sempre bem).

O último assunto de que quero falar....é o Sporting e Carlos Brito!
Entre as 23:00 de ontem e as 9:00h de ontem já ouvi de tudo por parte de alguns Sportinguistas:
- "...Bem, pelo menos aguentamos até meio de Janeiro." - Barreira do Natal ultrapassada.
- "...O Braga jogou o dobro daquilo que jogou contra o Benfica..."
- "...Com os pontos que nos roubaram...já deveríamos estar em primeiro à vontade"

Nota 1: O Sporting está a jogar mal. Ponto final.
Nota 2: Cada vez mais percebo que o empate do Benfica em Braga foi um bom resultado.
Nota 3: Será mesmo que com os pontos em que foram prejudicados o SCP estaria em 1º?
Nota 4: O Sporting está a jogar mal.

Depois do empate com o Nacional ouvi o Sr.Eduardo Barroso dizer: "Isto foi um empate que me soube a vitória". Será que depois de ontem vou ouvir: "Esta derrota soube a empate" !!?

Li no jornal que o Sr Carlos Brito afirmou que a vitória do Porto é incontestável. Mas depois fui recuperar uma afirmação...há 4 semanas atrás:

Porto 2 - 0 Rio Ave (Carlos Brito: "Vitória do Porto incontestável")
Benfica 5 - 1 Rio Ave (Carlos Brito: "Ouve mais demérito do Rio Ave que mérito do Benfica")

E esta hein!!!

Um abraço a todos,
Márcio Saviola




sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Treinador de Bancada - Próxima Jornada

Caros companheiros, aqui fica a próxima jornada do nosso jogo:

P.Ferreira x Maritimo
Feirense x Gil Vicente
Benfica x V.Setubal
Porto x Rio Ave
Nacional x U.Leiria
Olhanense x Beira-Mar
Académica x V.Guimarães
Sp.Braga x Sporting

Um abraço a todos,
Márcio Saviola

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Treinador de Bancada - Resultados e Classificação

Bom dia a todos.

Antes de lerem este post peço-vos que leiam o anterior pois tem muito significado.

Entretanto aqui fica a classificação após mais uma jornada. De salientar a extraordinária prestação do Carvalho que após uma semana de não participação, conseguiu nesta jornada falhar apenas um jogo!!! Outro ponto importante é que o Tiago acertou mais do que um jogo :)

De resto, o nosso campeonato animou e a luta está agora ao rubro!

Um abraço,
Márcio Saviola

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Início de época desportiva

Boa tarde a todos.

Este domingo deu-se início à época desportiva 2012 e teve como ponto alto o 1º jogo do ano, realizado no complexo desportivo do União Atlético Povoense. Para abrir o apetite ao público, o espetaculo começou com um jogo com as camadas jovens do Povoense onde foi possível descortinar algumas jovens promessas futuras do nosso futebol.

Ás 11:20h foi servido o prato principal, com a equipa do SAD Piedense a apresentar-se aos trabalhos sem grandes grandes surpresas.

Alguns pontos a destacar: Marçal, jogou todo o jogo a lateral esquerdo (uma novidade face ao ano anterior), Jorge Silva visivelmente debilitado (27% diria eu), Nuno II entrou a todo o gás varrendo tudo o que lhe aparecia pela frente, entre outros...

O jogo decorreu dentro daquilo que têm vindo a ser os últimos encontros de 2011. Jogos bem disputados e com um grande equilíbrio ao logo dos 60 minutos.
O resultado final foi de 7-5 mas que ficou resolvido nos últimos 5 minutos.

O pior veio depois...

Foi um duro golpe para a nossa equipa...

O Sousa fechou....

A pergunta ficou no ar e todos os jogadores esperam por uma resposta firme do nosso Presidente: "E agora?"

Jaime estava visivelmente afetado, assim como Nuno II que viu o seu prato de tremoços passar para um pires de tremoços.

Os jogadores estão um pouco destabilizados com a perda do Centro de Estágio Pós-Jogo e querem ver nas palavras do nosso presidente algo que lhes devolva a esperança e em alguns casos, a motivação extra para continuar nesta caminhada.

Pessoalmente, penso que o golpe final no Sousa foi dado pelas 3 semanas de ausência (almoço de Natal não existiu Sousa) do nosso clube nas suas instalações, o que fez com que 75% das receitas deste estabelecimento, não existissem durante este período... levando-o a fechar portas.

Despeço-me com um abraço e com um "E agora, Sr Presidente?..."
Márcio Saviola

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Treinador de Bancada - Próxima Jornada

Ora, muito bom dia a todos.

Peço desculpa pela demora do post do treinador de bancada mas tenho estado um pouco atarefado com assuntos no trabalho.....mas aqui vai.

Sporting x Porto
V.Setubal x Académica
Rio Ave x P.Ferreira
Gil Vicente x Nacional
Maritimo x Olhanense
U.Leiria x Benfica
V.Guimarães x Feirense
Beira Mar x Sp.Braga

Grande Abraço,
Márcio Saviola

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012 - O Regresso aos relvados

Bom dia a todos.

Antes de qualquer palavra, gostaria de desejar a todos um ótimo ano de 2012 com muita saúde e alegria entre todos os que nos são queridos.

Após 2 semanas de pausa para festividades, no próximo dia 8 de Janeiro a SAD Piedense recomeça os seus jogos e com eles volta toda a alegria que nos contagia.
Como preparador físico (mais um posto auto-atribuído) espero que todos os jogadores tenham tido em conta a sua importância dentro da equipa e que a sua dieta alimentar e física tenha estado no topo das suas prioridades nestas 2 semanas.
Espero que tenham posto de lado as filhozes, os bolos reis e os sonhos. Que tenham trocado o tinto e o champanhe pela água e isostar. Espero que no dia 31 se tenham deitado cedo e que as 8:00h do dia 1 tenham ido fazer a corrida matinal...

Mas que raio estou eu para aqui a dizer..... espero que se tenham divertido muito e que tudo tenha corrido da melhor forma!

Dia 8 lá nos encontraremos para abater todos os fritos, doces e gorduras que aumentaram nestes dias :)

Um abraço a todos,
Márcio Saviola (com contrato já renovado por mais um ano)